quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Crescimento

[Por Juliana Pestana, sob uma licença Creative Commons]

o conhecimento liberta
mas dói
a maturidade expande a visão
mas ainda dói
e dói mais e mais a cada novo obstáculo
a cada pena dessa asa que nasce em minhas costas
estourando os poros
sangrando nos olhos
e parece que nunca param de nascer
que a borboleta nunca está completa para voar

mas a vontade é de regressar
encolher-se no ventre materno e pousar
aguardar por braços mais fortes a guiar
ignorar as lições aprendidas
e fingir esperar pelas respostas
como se não as conhecesse

porque o saber também dói
e compreender as razões dos fatos
nos faz seres mais fortes
mas ainda assim temos vontade de chorar
encolher o corpo num soluço
e pedir pra tudo passar... logo

bem que avisaram que o caminho era sem volta
que o preço era alto pra liberdade
e que não há estrada de volta para o aprendizado
bem que avisaram
...
mas eu não quis escutar.


---

E parece que é realmente assim...

---

Para ouvir:

The White Stripes - I Just Don't Know What To Do With Myself

11 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!
Crescer dói. Viver dói, e como dói.
Pedimos por proteção, queremos desesperadamente voltar para aqueles anos em que estávamos sob a proteção das asas de nossos pais, em que nossas maiores dores eram curadas por eles.
Voar sozinhos, e ver que a cada momento dependeremos mais e mais, de nós, somente nós, é assustador.

Mas a gente vivendo, caminhando em busca de nossos sonhos.
Talvez por fim descobiremos que dói sim, mas que vale a pena =)

Beijos

Juliano K. de Oliveira disse...

blogueiro vindo do orkut...
xD...

muito bom seus posts... pelo menos os que eu li...

Teh+

Juliana Pimentel Pestana disse...

Oh, meu querido. Vim aqui só rapidin pra ver o que vc tinha colocado meu. Que doce! Obrigada pelo carinho.
Volto mais para olhar tudo e tecer comentários mais profundos.

Qto às mudanças no meu lay... antes era aquele padrão todo branco. ;-)

Bjinhos meus.

Anônimo disse...

Algum dia alguém me disse que crescer é fácil e estou até hoje tentando lembrar quem foi que me contou essa mentira...
Dói crescer, mas é uma dor essencial... E o bom é que no fim tudo dá certo...
E o cara? Ligou nada. Mas estamos conversando por orkut e msn... Acho que não vai dar em nada, mas também não estou preocupada.
Bjitos querido!

Strange Little Girl disse...

Me identifiquei totalmente com esse texto. Às vezes eu sinto que gostaria de ser totalmente ignorante, totalmente dependente. É tão mais fácil viver às custas do esforço de outras pessoas. Viver dói demais. É bom ser criança e só se preocupar com o seu próprio mundinho. Mas, como diz o poema, é um caminho sem volta, não tem como regressar. Nem quero regressar. Depois de tanta dor sempre vem a recompensa.

Vou fazer teclado. Queria aprender piano mas estou fugindo de professores particulares ou conservatórios, então decidi ficar com o teclado mesmo. Já fiz violão, mas não gostei. A professora dava mpb, algo que eu respeito mas não consigo ouvir!

Fiquei ouvindo a música durante o poema. Foi engraçado... o texto falando da dor do crescimento e o cara falando "I don't know what to do with myself!" Combinou.

Bjooos

Bela disse...

Parece que só dói na gente, e todo mundo tira de letra... pelo menos eu me sinto assim!

:*

B. disse...

Viver... Aprender... Conhecer... Crescer... Amar... Conviver...

São coisas extremamente necessárias para a existência.
Porque dói tanto eu não sei.
Só sei que as coisas conquistadas com esforço tem mais valor que aquelas que conseguimos facilmente.

Ótimo texto!

Um super fim de semana pra ti e obrigada pela dica ;-)

Um cheiro!

Anônimo disse...

É, é parece que é assim...

Ainda continuo sem internet, mas passei por aqui rapidinho, pra retribuir suas visitas constantes ao meu blog. Gostaria de voltar a escreve como antes, mas tá dificil sem internet. Beijos!

Anônimo disse...

Agora sim, respondi a sua corrente: passe por lá. Beijos!!

Yan disse...

Como diz aquela famosa frase no do Filme Homem-Aranha - "Grandes poderes requer grandes responsabilidades" (eu acho que a frase é assim, mas chegou perto.rs), e cara, CRESCER é isso uma responsabilidade que ganhamos a cada dia querendo ou nao.

abraços cara!

Julis disse...

Amigo voltei (finalmente)seu blog já está na minha lista tbm

www.shejulis.blogspot.com